fbpx
Piratas, marinheiros e a deficiência de Vitamina C

Piratas, marinheiros e a deficiência de Vitamina C

Piratas, marinheiros e a deficiência de Vitamina C
5 (100%) 1 voto[s]

Escorbuto é o nome de uma doença que era comum entre os marinheiros e piratas durante os séculos XV e XVI, particularmente ao fazer longas viagens transatlânticas durante a Era dos Descobrimentos. A doença prevalente entre os piratas era causada por uma deficiência de vitamina C, graças ao fornecimento limitado de frutas enquanto no mar por longos períodos. Segundo a Wikipédia, o nome escorbuto vem da palavra latina scorbutus, que também faz referência ao ácido ascórbico, que é a parte ativa da vitamina C que tem um efeito positivo na saúde humana.

Piratas que sofrem de escorbuto se sentiriam letárgicos e geralmente cansados, seguidos pelo aparecimento de manchas e lesões na pele, gengivas fracas e sangramentos nasais. Os lugares mais comuns para os piratas encontrarem os escorbutos seriam nas pernas e nas coxas. Nos últimos estágios da doença, os piratas perdem os dentes, sofrem de icterícia e feridas abertas, e acabam morrendo. Quem gostaria de ser um pirata?

A razão pela qual o escorbuto era tão comum entre os piratas era que eles passavam muito tempo no mar, evitando portos por medo de serem capturados. Portanto, os suprimentos de frutas frescas eram baixos, uma vez que as frutas são perecíveis e não sustentavam as longas jornadas. Não foi até muito mais tarde que uma ligação direta entre a vitamina C encontrada na fruta e no escorbuto foi claramente identificada, portanto, para muitos piratas, o escorbuto era como uma praga infligida pelo diabo.

Onde achar vitamina C

Limao siciliano vitamina c
O limão-siciliano é uma ótima fonte de Vitamina C!

A vitamina C é encontrada naturalmente em vegetais e frutas, especialmente laranjas e outras frutas cítricas. Esta vitamina chave também está disponível como um suplemento dietético natural sob a forma de comprimidos de vitamina C e comprimidos mastigáveis de vitamina C.

Se deseja um suplemento completo com as Vitaminas que você precisa, confira aqui!

Deixe um comentário