fbpx

Transtorno de ansiedade, como saber se você tem e tratar com probióticos com uma eficácia ótima.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Como saber se você tem essa condição

Doenças relacionadas a transtornos mentais são definidas nas edições do chamado DSM (The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), em português, Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais, a última edição lançada até a presente data foi a quinta, em 18 de maio de 2013. Os sintomas apontados pelo manual são:

  • Excesso de ansiedade e preocupação em diversos tópicos, eventos e atividades. Estes excessos têm que ser claramente excessivo e ocorrer com mais frequência do que não, nos últimos 6 meses.
  • As preocupações são difíceis de controlar. A preocupação em adultos e crianças muda facilmente de tópico.

A ansiedade e preocupação vem acompanhado de pelo menos três destes sintomas físicos e cognitivos (em crianças, apenas um já é necessário para o diagnóstico).

  • Nervosismo ou inquietação;
  • Facilmente cansado, entra em fadiga com maior facilidade;
  • Dificuldade de concentração ou sensação de dar um branco (não conseguir pensar nada);
  • Irritabilidade (pode ser OU NÃO perceptível a outras pessoas);
  • Problemas para dormir (podendo ser dificuldade de começar a dormir, de se manter dormindo, inquietação durante o sono ou acordar no outro dia ainda cansado).

Pessoas costumam não procurar ajuda profissional em casos de transtorno de ansiedade por não haver episódios de crise aguda, mas os sintomas aparecem em volta da vida social/afetiva/profissional do sem que ela perceba, esses sintomas são estigmatizados socialmente como preguiça, falta de vontade, entre outros. Então, se você costuma estar a procura de técnicas contra estresse e ansiedade e não encontra bons resultados, não deixe que a falta de crises chamativas te impeça de procurar ajuda profissional. 

MAS VAMOS AO QUE INTERESSA AQUI.

Em um estudo recente (20/05/2019) organizado pela BMJ, em Londres, foram acompanhadas 1.503 pessoas coletivamente, separadas em grupos, com a intenção de se relacionar o alívio do transtorno de ansiedade com a manutenção da flora intestinal. Foi utilizado em mais da metade dos grupos um tratamento a base de probiótico, e nos demais, apenas alteração de dieta. O resultado desse estudo foi muito promissor, com 52% de eficácia. O fato é, nossas emoções estão sempre diretamente ligadas com o nosso corpo, e este estudo não soube apontar ainda especificamente como acontece, mas o fato é que funciona. O estudo foi categorizado como de alta qualidade.

Os probióticos são consumidos por diversas culturas há séculos, seus efeitos conhecidos são:

  • Manutenção de flora intestinal, excluindo má digestões;
  • Melhoria no sistema imune a partir do aumento na atividade fagocitária, da síntese de imunoglobulinas (IgA) e da ativação dos linfócitos T e B. Este influencia na neuroproteção (auxiliando em tratamentos como o da ansiedade) e aumento da longevidade (reduz o envelhecimento de algumas células chave;
  • Auxílio na digestão de lactose, reduzindo quadros de intolerância;
  • Liberação de diversas vitaminas, sendo elas vitamina K, vitamina B12, piridoxina, biotina, ácido fólico, ácido nicotínico e tiamina.

Podem ser consumidos em pó/capsula, ou nos seus subprodutos que são o Kefir e o Kombucha, vamos explicar cada um deles:

Probiótico em capsula

probiotico capsula ansiedade

Deve ser comprado em doses para serem tomadas diariamente, de preferência depois do almoço, onde o ph do estômago está mais baixo, possibilitando a sobrevivência de mais substitutos da nossa flora intestinal.

Kombucha

kombucha ansiedade

A partir de um processo de fermentação, o kombucha (pronúncia “combutcha”) é feito com chá-preto ou verde, com açúcar e o “scoby” (já explicaremos), o procedimento todo de produção leva pelo menos 21 dias, tendo espaço para se customizar o sabor, colocando frutas, açúcar, enfim, aquilo que você preferir.
Mas ai vem um detalhe interessante, o kombucha é dificilmente comercializado, sendo encontrado em poucos lugares por preços muitos altos, um aproximado de R$20,00 por 350ml, considerando que essa é uma bebida que idealmente deve ser tomada diariamente pós almoços, um preço elevado pode inviabilizar financeiramente esse costume na vida de muita gente, e é por isso que existem grupos muito grandes de doações do chamado scoby, que é a cultura de bactérias necessárias para se começar a produzir artesanalmente o kombucha, e no final irá se multiplicar, criando novas culturas. Então, resumindo, o kombucha é uma forma super popular de consumo dos probióticos, porém exige que você ou tenha como sustentar financeiramente o consumo, ou que você tenha a paciência de produzir de forma artesanal, sendo os custos de produção bem baixos e a mão de obra também baixa.

Caso tenha interesse em produzir seu kombucha, fica aqui a receita:

Ingrediente Quantidade
Água 1 Litro
Açúcar 70 gramas
Chá preto 7 gramas
Scoby 100 ml

Ps. Você pode adicionar ingredientes como quiser nessas proporções.

  • Faça o chá e deixe esfriar à temperatura ambiente, ou faça em uma quantidade menor de água e adicione água fria para resfriar mais rapidamente;
  • Misture o chá com o Scoby dentro do recipiente que pretende fazer a fermentação (que deve estar bem limpo). Você pode dobrar o conteúdo do scoby na primeira vez que fizer reduzindo um risco de que a primeira forme mofo (questões de ph, depois da primeira não faz mais diferença).
  • Cubra o recipiente com algum tecido que passe ar, o objetivo é permitir a passagem de ar, mas evitar entrada de poeira e insetos, um tecido fino amarrado com elástico costuma ser o mais fácil de conseguir.
  • Deixe fora do contato DIRETO do sol (indireto não tem problema), a temperatura recomendada é entre 18C e 27C, então normalmente a temperatura ambiente será ideal.
  • Aguarde uma semana e comece a provar o conteúdo, se achar muito doce, você espera mais, quando achar o gosto ideal, já está na hora de engarrafar, o momento de engarrafar é pessoal, de acordo com o gosto.
  • Ao engarrafar (não usar garrafa quadrada), você pode adicionar açúcar, frutas ou suco de frutas. Se escolher o suco, coloque de 10% à 20% do conteúdo em suco; Se escolher o açúcar, coloque uma colher de chá por Litro, e retoque ao seu gosto pessoal; Se escolher as frutas, você vai precisar experimentar cada caso, podendo procurar na internet facilmente receitas e inspirações.
  • Guarde as garrafas em temperatura também ambiente sem contato com o sol pelo prazo de 1 a 7 dias, experimentando diariamente alguma das garrafas afim de verificar a formação de gás, quando estiver no ponto certo, é hora de pôr na geladeira e esperar pra tomar.
  • Hora de reutilizar o recipiente de fermentação na próxima, recomeçando o processo adicionando um novo chá.

Eventualmente a película de celulose do scoby pode parecer visualmente desagradável, sendo confundido com mofo, para saber diferenciar, lembre-se que o mofo SEMPRE estará em contato com o oxigênio, logo deve estar na superfície do líquido, suas cores podem ser preto, branco, marrom e azul, caso desconfie de mofo, mas não consiga confirmar, aguarde uns dias para ver o seu crescimento, o que deixará mais claro pra você. (lembrando que é bem raro o aparecimento, podendo vir na primeira caso a cultura inicial esteja contaminada previamente).
O produto final é probiótico, orgânico, vegano, não contem glúten, não contem lactose, sem traços de “nuts”, sem conservantes, levemente alcoólico (de 0,5% a 1%, improvável você sofrer com efeitos do consumo de álcool, mas precisa ser citado para pessoas que não podem ingerir por questões alimentares ou psicológicas), validade de 60 dias tendo que ser mantido refrigerado e nunca congelado.

Kefir

Pode ser preparado com diversos tipos de leite, são eles o de vaca, cabra, ovelha, búfala, égua e até de camela, seu produto final é parecido com o de um iogurte, porém, um pouco mais líquido e levemente mais ácido. Fermentado por de 24 a 72 horas, esse tempo deve ser controlado de acordo com a textura de gosto pessoal, uma vez que o tempo passado é proporcional à espessura. Não se deve utilizar utensílios metálicos, pois, estes reagem com o ácido da fermentação, recomendando assim o uso de utensílios plásticos ou de aço inoxidável. Os grãos de kefir são escoados ao fim da produção para serem reutilizados, caso pretenda conservar sem utilizar por um período, colocar na geladeira, na temperatura baixa ele entrará em estado de hibernação.

Resumo da ópera

Os probióticos são comprovadamente ótimos para auxiliar no tratamento da ansiedade, estes probióticos podem ser consumidos em cápsula, kombucha ou kefir, seus efeitos positivos são muito variados, e culturalmente se recomenda sem remorso o consumo uma vez que efeitos colaterais não existem. Entre seus efeitos positivos, por exemplo, temos a ajuda na digestão da lactose, reduzindo intolerâncias.
Vale lembrar também a associação científica entre a fauna intestinal e a saúde mental.

Em discussões dentro do reddit se debate constantemente o uso de probióticos no tratamento da ansiedade com resultados muito positivos, nesse post, por exemplo, se cita também o uso de meditação mindfulness no tratamento, retendo criseses em casos de ou consumo de álcool (o que acaba eventualmente matando a fauna intestinal, cortando o tratamento) ou simplesmente esquecer a bebida em uma viagem. Traduzindo um trecho do texto:
“Se passaram 2 anos e eu posso passar semanas sem sentir como se tivesse ansiedade. Não é 100% uma cura, eu ainda me sinto estressado após um longo dia de trabalho, eu ainda fico nervoso antes de discursos, entrevistas e conhecendo pessoas novas, mas o nervosismo generalizado constante caiu para uma intensidade de 5 (ele utilizava uma escala de 0 a 100, onde 100 era o padrão).
O que aprendi nesses 2 anos de tratamento foi:

  • Parar de consumir faz minha ansiedade voltar intensamente. Presenciei feriados onde eu fiquei sem tomar por de 3 a 5 dias onde minha ansiedade voltou com intensidade, mas com uma semana em casa, retornando o consumo, tudo volta ao normal.
  • Álcool destrói sua fauna intestinal. Tendo uma longa noite de bebidas vai dizimar todas as bactérias, sempre que tive um final de semana grande, a semana seguinte me traz muita ansiedade.
  • Mindfulness e técnicas de meditação para frear seus pensamentos são bem importantes para quando o estresse está chegando.

Tomando estes probióticos me deram a minha vida, mas pode não funcionar para você, mas o que de importante eu posso te mostrar é toda essa pesquisa de como é importante a fauna intestinal para sua saúde mental.

Segue algumas pesquisas relacionadas:

Caso você se interesse em auxiliar o tratamento com curso mindfulness de meditação guiada, filosofias e e-books, temos nossa MELHOR recomendação no site, o curso Mega Mindfulness este curso é mestrado pelo Psicólogo Clínico Caio Costi, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Gestalt-terapeuta pelo Instituto Granzotto.

Posts relacionados

Pele

MBoah Tattoo Care vale a pena?

Acabe com aquela coceira irritante na cicatrização da sua tatuagem com MBoah, procure uma pomada especializada para não usar daquelas genéricas que só quebram um

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese

MegaMindfulness

O Mindfulness diminui ansiedade e stress e aumenta concentração e produtividade, ocupando apenas 2% do seu dia.