fbpx
Entenda a diferença entre foco e concentração

Entenda a diferença entre foco e concentração

Dê sua nota

Estudando sobre o funcionamento do All Time PRO, me deparei com a questão: qual a diferença entre foco e concentração?

Ambos são propriedades diferentes de algo acima deles: a atenção. O foco é o isolamento da mente a uma tarefa ou percepção, é um estado natural que não envolve esforço. Já a concentração demanda energia e deve ser exercitada.

Entenda melhor

Para facilitar, trago um exemplo:

Enquanto você lê essa frase, seus olhos conseguem ver todo o paragrafo, seu corpo sente a temperatura do ambiente, você ouve os barulhos na rua, mas você não os nota, nem lembrara deles, pois, seu foco está nessa frase. E enquanto mais concentração você investe nessa leitura, melhor você vai absorver essas informações.


Foco é desligar as percepções não necessárias, e absorver apenas aquilo que estamos focados.

Qual dos dois é melhor?

Foco e concentração são peças do mesmo quebra-cabeça. Pois, se concentrar em uma tarefa, sem ter foco ia fazer você pular de problema em problema sem resolver nenhum deles. Foco sem concentração fará você ficar disperso, e consequentemente pouco produtivo.

Como melhoro meu foco

Seu foco, idealmente deve vir de forma natural. Estabeleça prioridades e separe um grande tarefa em pequenas sub-tarefas, executando uma de cada fez, mantendo-se focado em cada uma delas. Evite distrações, como notificações no celular ou musicas que tirem seu foco, por exemplo, com alguma letra que você goste ou te faça pensar. O foco é um estado frágil e que pode demorar pra voltar, o que pode ser bastante frustrante.

Como melhoro minha concentração

Exercitando.
A internet é rodeada de coisas super interessantes e rápidas, que não demandam concentração, o que significa que cada vez menos exercitamos nossa concentração.

Só por ler ate aqui, você já fez um pequeno exercício.

Portanto, continue lendo e se exercitando. Lendo livros ou fazendo o que precisa sem se distrair.

Ler ou trabalhar sem distrações por uns 40 minutos é um bom começo, e você se sentira cada vez mais capaz e recompensado pelo seu trabalho. Pois, a internet pode esperar.

A internet é uma fábrica de distrações.

Olhando no dicionário

Talvez ajude saber a definição formal. Por exemplo, segundo http://dicio.com.br, no sentido em que discutimos, focado é:

que tem a atenção e o interesse voltados para um só objetivo: o time está focado na vitória

Ja em concentração, encontramos:

[Figurado] Aplicação, tensão espiritual.

A importância da nutrição

Afinal, como qualquer outra função do corpo humano, ela só sera exercida plenamente com os combustíveis certos, que nesse caso seriam os nossos alimentos. Busque uma dieta equilibrada, e se quiser uma ajuda, confira nosso suplemento indicado.

Awareness (percepção)

Tanto o foco quanto a concentração são propriedades diferentes da atenção. E a atenção é subconjunto da consciência (percepção).

A consciência absoluta é também o estado de absoluto relaxamento ou descanso. Isso significa que envolve energia zero. Daí você pode estar em absoluta consciência para a vida e ainda ser legal como criança. Aqui o observador só está ciente que o assunto existe. Se perguntado depois, não existe em sua mente consciente.

Indo além

Confira nosso post com cursos gratuitos para exercitar seu foco e concentração.

E você, o que achou da nossa definição? Tem algo a adicionar? Deixe nos comentários!

Foto por Zoran Zonde Stojanovski viaUnsplash

Deixe um comentário

MegaMindfulness

O Mindfulness diminui ansiedade e stress e aumenta concentração e produtividade, ocupando apenas 2% do seu dia.