fbpx

Cursos online gratuitos sobre Mindfulness

cursos online mindfulness

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Recentemente tenho buscado aprender mais sobre mindfulness por acreditar ser uma técnica poderosa para o crescimento pessoal, então resolvi listar os melhores cursos gratuitos que encontrei.

A maior (e melhor) parte dos materiais que encontrei se encontra em inglês, com uma ótima qualidade, mas isso não significa não exista conteúdo em português, que listarei também. Lembrando sempre que adições e sugestões são bem-vindas. Confira a lista em seguida.

Porque em inglês

Apesar de ter raízes no Budismo, os cursos em inglês são referencia por terem os principais desenvolvedores e divulgadores do mindfulness, como Jon Kabat-Zin e Ellen Langer.

A vida consiste apenas em momentos, nada mais que isso. Então, se você faz o momento importar, tudo é importante. Você pode estar atento, você pode estar desatento. Você pode ganhar, você pode perder. O pior caso é ser desatento e perder. Então, quando você estiver fazendo alguma coisa, esteja atento, perceba coisas novas, torne significante para você e você prosperará.

Ellen Langer

Aqui, Ellen Langer, professora de Harvard trata da atenção/percepção (mindfulness) e desatenção (mindlessness) como a forma de percepção dos momentos, e ferramenta para prosperidade.

A atenção plena é uma ferramenta valiosa, que deve ser exercitada.

Redução de estresse através do mindfulness

A redução de estresse pelo mindfulness é uma mistura de meditação, consciência corporal e ioga. Aprender através da prática e estudar como o seu corpo lida (e pode resolver) o estresse neurologicamente.

Mindfulness-based stress reduction

Um curso completo é o MSBR (Mindfulness-based stress reduction), segundo o autor:

“Este curso de treinamento on-line MBSR é 100% gratuito, criado por um instrutor MBSR totalmente certificado, e é baseado no programa fundado por Jon Kabat-Zinn na Universidade de Massachusetts Medical School.”

Em português

Apesar de não ser a língua-mãe do mindfulness, e não ser o estado da arte do desenvolvimento do mesmo, temos conteúdo de grande qualidade, inclusive gratuito para quem quer estudar e exercitar o assunto. Confira o que achamos:

ZBHD — Programa de meditação mindfulness

Disponível no Udemy, e desenvolvido por Vasco Gaspar, autor português, o ZBHD é um curso dividido em oito semanas, com cada semana definindo as práticas diárias a serem exercitadas.

Confira a descrição:

“Este é um programa de introdução à meditação Mindfulness e é o resultado de mais de 10 anos de investigação teórica e prática sobre meditação e mindfulness. Alia práticas contemplativas aos mais recentes avanços da neurociência e tem por objectivo desmistificar o tema da meditação e inspirar pessoas a desenvolverem o mindfulness no seu dia-a-dia, contribuindo para o desenvolvimento humano e para o bem-estar de toda a sociedade.”

Praticas informais de Mindfulness — Atenção Plena

Curso disponível completamente no YouTube, desenvolvido por Felipe de Souza, parece bem completo, especialmente sobre as práticas informais, que são principalmente exercícios diários.

Recomendação

Apesar de ser o único pago da lista, o Mega Mindfulness é um método completo de treinamento com introdução + 4 módulos + Bônus + Fechamento para você vivenciar o conceito e os pilares mais importantes do Mindfulness, com técnicas poderosas e exclusivas, e como fixá-las no seu dia-a-dia. Este curso é indicado para quem quer otimizar e clarear a sua vida de maneira significativa.

Outros cursos

Pretendemos expandir nossa lista conforme nós acharmos novas opções, e novamente, sugestões são bem-vindas!

Qualquer dúvida sobre os cursos ou mindfulness, deixe nos comentários!

Posts relacionados

Pele

MBoah Tattoo Care vale a pena?

Acabe com aquela coceira irritante na cicatrização da sua tatuagem com MBoah, procure uma pomada especializada para não usar daquelas genéricas que só quebram um

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese

MegaMindfulness

O Mindfulness diminui ansiedade e stress e aumenta concentração e produtividade, ocupando apenas 2% do seu dia.