fbpx

6 Vitaminas e minerais que auxiliam a memória

vitaminas e minerais para memória

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O cérebro humano é um órgão complexo que requer muitos nutrientes diferentes para funcionar adequadamente. As deficiências nutricionais têm demonstrado contribuir para o desenvolvimento de transtornos psiquiátricos, problemas cognitivos (falta de memória ou concentração) relacionados à idade e transtornos de desenvolvimento em crianças e adolescentes.

Por outro lado, estudos em humanos e em animais mostram que o aumento da ingestão de nutrientes que sustentam o cérebro melhora vários aspectos do funcionamento cognitivo, como o aprendizado e a memória. Por todas essas razões, é importante garantir que seu cérebro esteja recebendo todos os nutrientes necessários.

Aqui listamos 6 das vitaminas e minerais essenciais para um cérebro saudável.

Tiamina

As vitaminas do grupo B são consideradas particularmente importantes para uma boa saúde cerebral. A tiamina é uma das muitas vitaminas do complexo B encontradas em abundância no tecido cerebral e nervoso. Ela desempenha um papel na condução dos impulsos nervosos, de acordo com um artigo publicado no The Journal of International Medical Research.

Além disso, uma grave falta desta vitamina pode levar à síndrome de Korsakoff, um distúrbio crônico de memória frequentemente visto em alcoólatras e aqueles que sofrem de doenças imunológicas.

Acido fólico

O ácido fólico refere-se a diferentes compostos conhecidos como folatos e pode ser obtido a partir de diferentes alimentos, como espinafre, espargos e lentilhas. Metade dos estoques corporais dessa vitamina estão no fígado, e é por isso que os danos ao fígado podem levar à deficiência de várias vitaminas B essenciais. O ácido fólico também desempenha um papel importante na síntese de aminoácidos e na formação de tecido nervoso. O metabolismo do ácido fólico é altamente dependente do fornecimento de outras vitaminas do grupo B. A deficiência desta e de outras vitaminas do complexo B está associada a problemas de desenvolvimento em crianças. Além disso, um estudo em ratos idosos descobriu como melhorar a memória com suplementos de ácido fólico por 8 semanas.

Ácido ascórbico

A maior concentração desta vitamina essencial é encontrada no cérebro, especialmente na glândula pituitária. Você pode obter grandes quantidades deste poderoso antioxidante de frutas cítricas e vegetais verdes. O Ácido Ascórbico é importante na síntese da dopamina, mas também protege o cérebro contra o estresse oxidativo. Por esta vitamina não poder ser armazenada no corpo, é importante que você obtenha quantidades diárias adequadas, cerca de 90 mg por dia.

Cálcio

No que diz respeito aos minerais, o cálcio é o mineral essencial número um para o funcionamento saudável do cérebro. Ele desempenha um papel central como um mensageiro de células nervosas. Também regula a neurotransmissão e controla a excitabilidade do nervo. Baixos níveis deste mineral essencial são geralmente raros, pois o corpo possui um grande reservatório desse mineral nos ossos. No entanto, alguns remédios podem esgotar os níveis desse mineral, o que pode levar a vários problemas de saúde.

Magnésio

O magnésio é importante para a conversão de muitas vitaminas B em sua forma ativa. Em outras palavras, tomar qualquer suplemento vitamínico por conta própria seria fútil sem magnésio e outros minerais, já que sua interação é o que faz o cérebro funcionar.

Um estudo descobriu que a administração de suplementos de magnésio melhorou a memória de trabalho e de longo prazo. O magnésio nas membranas celulares também é importante para a transmissão de impulsos. Além disso, o magnésio e o cálcio precisam estar em quantidades ideais no corpo para evitar a excitabilidade do sistema nervoso. Uma deficiência de qualquer um pode levar a problemas neurológicos.

Zinco

O zinco é encontrado em grandes quantidades em certos neurônios encontrados exclusivamente no prosencéfalo. Os cientistas não sabem que papel o zinco desempenha na manutenção da saúde cerebral, mas sua deficiência está associada a diferentes deficiências neurológicas e psicológicas. Por exemplo, alterações na homeostase do zinco foram encontradas na doença de Parkinson e em portadores de Alzheimer. Os alimentos ricos em zinco são sementes de abóbora, carne bovina e camarão, mas você também pode encontrar esse mineral em algumas das melhores pílulas de memória disponíveis no mercado.

Onde encontrar estes nutrientes?

Uma deficiência de qualquer uma destas vitaminas pode levar a problemas de desenvolvimento em crianças e doenças psiquiátricas em adultos. Obter sua dose diária desses micronutrientes essenciais é importante se você deseja preservar a saúde mental e a agilidade mental.

O ideal é tentarmos sempre obter esses nutrientes dos alimentos, mas a vida corrida e a complexidade do assunto nem sempre permite que tenhamos os níveis ideias de ingestão. Um jeito simples é através de suplementos.

Se você acredita que está com algumas dificuldades de memória, desatenção, o apenas quer garantir os nutrientes necessários para um cérebro saudável, confira nossa recomendação:

Posts relacionados

Pele

MBoah Tattoo Care vale a pena?

Acabe com aquela coceira irritante na cicatrização da sua tatuagem com MBoah, procure uma pomada especializada para não usar daquelas genéricas que só quebram um

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese

MegaMindfulness

O Mindfulness diminui ansiedade e stress e aumenta concentração e produtividade, ocupando apenas 2% do seu dia.